Correio Popular Notícia



Para Jesualdo, Rio+20 é um fracasso e países ricos evitam acordo para reduzir poluição

Data da notícia: 20/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120621-131.jpg[/IMG] (Da Redação) O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária da última terça-feira (19) para denunciar que, segundo ele, a Rio+20 é um fracasso e os países ricos não aceitam acordos para reduzir as suas emissões de poluentes. ?É um nome pomposo, os hotéis do Rio de Janeiro estão lotados de delegações de todo o mundo para tratar do meio ambiente. Mas, o que está de fato acontecendo de importante? Nada! É simplesmente um fracasso e pode acabar antes da data prevista?, disse Pires. Para o parlamentar, ?a RIO+20 está apenas servindo para reconhecer as duas décadas de fracasso, desde a ECO 92, também realizada no Rio de Janeiro. E não há acordo pois os Estados Unidos, a Europa e a China, os grandes poluidores do mundo, se recusam a reduzir as suas emissões e tampouco mudar as suas prioridades econômicas e suas matrizes energéticas?.
Pires citou que nos Estados Unidos, o economista e professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, já se antecipou e disse que o encontro no Rio de Janeiro está vedado ao fracasso. ?Ele denuncia ainda que há interesses poderosos, de grupos econômicos ligados ao setor energético, que fazem lobby contra qualquer política ambiental?, completou.
Em aparte, o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC) foi além: ?a Rio+20 é uma piada, uma palhaçada. Quem mais causa dano ao meio ambiente e não possui mais quase nada de reserva florestal, se recusa a rever a sua prática e a mudar a sua política?.
Jesualdo corroborou com as palavras de Neodi e disse que ?a Europa tem somente 2% de florestas nativas, nos Estados Unidos não é diferente. Mas, eles tentam nos impor uma série de restrições ambientais a nossa produção, na tentativa tão somente de prejudicar o nosso agronegócio. Nem o Obama virá ao Brasil para a Rio+20, demonstrando que não há nenhum interesse ambiental, mas somente econômico?.
Para finalizar, Jesualdo Pires declarou ?não sou contra o meio ambiente, pelo contrário, reconheço que somos privilegiados em Rondônia por termos pelo menos dois terços do Estado preservados. O que não podemos aceitar é essa pressão toda contra o Brasil, vinda de quem não fez e nem faz nada para melhorar a sustentabilidade no planeta?. Com informações da ALE.

Fonte:






Noticia vista 1629 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.